QUEM SOMOS

Responsabilidade Socioambiental

A CordCell desenvolve muitas ações em prol de um mundo mais justo e responsável. A responsabilidade socioambiental é vista como uma das missões da empresa. Conheça algumas iniciativas:

Nosso compromisso também é com a sustentabilidade​

Responsabilidade social

POR UM MUNDO MAIS HUMANO

Este projeto social da CordCell realiza a coleta, exames e congelamento do sangue do cordão umbilical de bebês de mães que têm parentes próximos que são portadores de doenças graves com indicação para o transplante de medula óssea. Todo o processo é feito gratuitamente, sem custo. Para este atendimento, há um protocolo de seleção que prioriza os seguintes fatores:

>> Comprovação da doença com indicação de transplante (contato com o médico do doente).

>> Comprovação de baixa renda (falta de condições financeiras para realizar a coleta e congelamento do sangue de cordão umbilical).

Essa campanha da CordCell objetiva conscientizar as pessoas da importância da doação de sangue. A cada dois segundos alguém precisa de uma transfusão de sangue. Em cada três pessoas, pelo menos uma precisará de transfusão ao longo da vida. Mesmo assim, os bancos de sangue trabalham, diariamente, com estoques baixos.

Você sabe, por exemplo, que apenas uma doação pode salvar até quatro vidas

Conheça mais sobre a Campanha Amigo Doador clicando aqui.

A CordCell é parceira, há anos, da Campanha do Agasalho, uma iniciativa do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (FUSSESP). Com o apoio de diversos segmentos da sociedade, a Fundação planeja estratégias, estabelece locais de arrecadação e coordena ações para ajudar milhares de famílias carentes a enfrentar o inverno com mais segurança, dignidade e calor humano.

Conheça mais sobre a campanha do agasalho visitando o site.

 

Responsabilidade Ambiental

POR UM MUNDO MAIS RESPONSÁVEL

Todos os pais que decidem pela coleta e armazenamento do sangue ou tecido do cordão umbilical são convidados a participar desse projeto, ao receberem sementes de Ipê Roxo para plantio. Como responsáveis por uma nova vida que está chegando, o CordCell Green convida-os a melhorar o mundo em que a criança irá viver.

A espécie foi escolhida não só pela sua exuberante beleza, mas por correr risco de extinção. Os pais ainda recebem informações de como germinar a semente, plantar e podar a árvore.

Voluntariamente, os colaboradores da CordCell decidiram, em 2009, implantar diversas ações com foco na sustentabilidade. Uma delas, que impressiona pela simplicidade e resultados, foi a adesão da caneca de vidro para tomar água e café, em substituição aos copos plásticos. Três meses após a implantação da ideia, a redução de consumo de copos descartáveis foi de 70%.

A iniciativa é importante, pois o plástico demora séculos para se decompor. Ele polui solos e oceanos, matando animais.

Em uma das semanas de qualidade de vida, promovidas semestralmente pela CordCell, profissionais de todas as áreas da empresa foram treinados e sensibilizados para o uso consciente da energia elétrica. Ações simples, como desligar monitores, computadores e interruptores de luz assim que não forem mais necessários foram adotadas. Paralelamente, a CordCell investiu e substituiu todas as lâmpadas por versões econômicas. Além de reduzir o consumo de energia elétrica e contribuir diretamente com o meio ambiente, houve uma redução no valor das contas de luz.

A CordCell está em conformidade com as legislações que regem a política de resíduos de serviços de saúde, entre elas as Resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA nº 358 e a nº 257, e a Resolução da Diretoria Colegiada – RDC 306 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.

Cada novo colaborador é treinado para garantir a introdução das boas práticas de produção e segregação dos resíduos gerados e os cuidados que são adotados. O Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) da CordCell possui indicadores que monitoram quanto cada área gera de resíduos, sendo possível detectar precocemente qualquer ação que desnecessariamente aumente os resíduos produzidos e que não sejam compatíveis com o desempenho da unidade. Esses indicadores são avaliados com base em metas e geração de resíduos em peso e/ou volume. Preocupação com o meio ambiente e responsabilidade social é o foco principal do PGRSS.

Após a coleta do resíduo, feita pela equipe de higiene, os resíduos são pesados e armazenados de acordo com sua característica e classificação. Os dados são convertidos em gráficos e analisados crítica e continuamente, comparando-os a limites aceitáveis (metas máximas pré-estabelecidas de acordo com a produção local) e tendências. Havendo necessidade, ações preventivas e corretivas são implementadas e, rapidamente, é possível conter a geração desnecessária de resíduos.

Os colaboradores são incentivados a só utilizar a impressora e papel em caso estritamente necessário. Os recursos tecnológicos e o sistema de informação da CordCel possibilitam essa prática.

Na CordCell, os resíduos que podem ser reciclados, como papel, vidro, caixas de papelão, plásticos e metais são acondicionados e segregados em recipientes específicos, próprios para coleta de resíduos recicláveis e encaminhados para receberem o devido tratamento.

RECEBA AS ÚLTIMAS NOVIDADES:  

© Copyright 2018 CORDCELL. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: mufasa