Outubro Rosa: mês de conscientização e prevenção do câncer de mama

Saiba as principais características dessa condição

O Outubro Rosa foi criado em uma parceria entre o Instituto Nacional de Câncer (INCA) e o Ministério da Saúde, com o intuito de alertar a população a respeito da prevenção e detecção do câncer de mama, além da realização do autoexame e também da mamografia.

No Brasil, o câncer de mama é o segundo tipo que mais atinge as mulheres. Para este ano, foram estimados cerca de quase 60 mil novos casos, um dado preocupante e que merece nossa atenção. Porém, com os cuidados certos, essa doença pode ser evitada!

 

Sintomas

Apesar de ser considerada uma patologia silenciosa, o câncer de mama costuma se manifestar através de nódulos que, na maioria das vezes, não apresentam dor e também não possuem formato consistente.

Confira os principais sintomas:

  • Caroço nos seios;
  • Pele com tom avermelhada;
  • Mamilos com alterações de tamanho e formato;
  • Nódulos na região da axila;
  • Inversão dos mamilos;
  • Expulsão de líquidos pelos seios.

 

Prevenção

Estima-se que o risco diminui em até 30%*, adotando algumas atitudes como:

  • Manter uma alimentação saudável;
  • Praticar exercícios físicos;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Não fumar.

E fique alerta: caso você tenha algum familiar com histórico da doença, não esqueça de comunicar seu médico sobre isso nas consultas periódicas.

 

Tratamento

Atualmente, os métodos estão cada vez mais avançados. Cirurgia, quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia adjuvantes, por exemplo, são alguns dos métodos mais utilizados para o tratamento desse câncer em específico.

Entretanto, cada caso deve ser tratado de forma única. Ou seja, o médico oncologista que acompanha o caso adotará as melhores formas de tratar o câncer. Afinal, tudo deve ser levado em consideração: histórico de saúde da paciente, histórico familiar e outros dados.

Além disso, o Instituto Hemomed, que pertence ao São Lucas Cell Therapy Group, grupo do qual a CordCell também faz parte, investe no tratamento do câncer há 47 anos. O Instituto disponibiliza a mais avançada tecnologia em hemoterapia, onco hematologia, terapia celular e pesquisas para a cura dos pacientes, realizando mais de 10 mil atendimentos mensalmente. Caso precise, entre em contato. Sua saúde é o mais importante!

 

*Dados do INCA

LEIA TAMBÉM

Sabrina Dal Lago

DEPOIMENTO SABRINA DAL LAGO29/12/2012 Conheci a coleta de células-tronco quando estava grávida em uma feira de gestante, após detalhada pesquisa…

LEIA TUDO >>

Eriberto Leão

DEPOIMENTO ERIBERTO LEÃO 18/04/2011 Eriberto Leão diz que preservar as células-tronco é uma tendência mundial.

LEIA TUDO >>

Transplante inédito no Norte e Nordeste de cordão umbilical

Por não ter células próprias, brasileiro recebe transplante de células-tronco do cordão umbilical de banco de Nova York Um transplante…

LEIA TUDO >>

RECEBA AS ÚLTIMAS NOVIDADES:  

© Copyright 2020 CORDCELL. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: mufasa