CENTRO DE TERAPIA CELULAR

Tire suas dúvidas

Perguntas Frequentes

As amostras “mais antigas” estão armazenadas há mais de 20 anos. A garantia de viabilidade das células-tronco se dá pela manutenção da amostra em baixa temperatura, conseguida pelo armazenamento em tanques com nitrogênio líquido.

Segundo estudos do Dr. Broxmeyer, as células-tronco preservadas com a tecnologia atual continuam com sua capacidade regenerativa intacta, confirmando a viabilidade do método.

Se houver oscilação de temperatura, o material biológico armazenado pode sofrer impactos. Na CordCell, como o material fica mergulhado em nitrogênio líquido, a temperatura se mantém constante.

A quantidade de células-tronco coletadas do sangue de cordão umbilical e placentário varia em cada gestação, não havendo proporcionalidade direta em relação ao volume obtido. Dependendo da aplicação terapêutica pretendida, o material poderá ser utilizado em mais de uma oportunidade. Como estratégia para viabilizar estas aplicações, desenvolveu-se o sistema de armazenamento em bolsa bipartida, que permite o descongelamento de apenas uma parte do material. A decisão de utilizar uma ou mais bolsas congeladas depende da finalidade e do número de células ali contidas.

Armazenadas a uma temperatura de 196º C negativos e imersas em nitrogênio líquido, as células-tronco podem ser guardadas por tempo indeterminado, ou seja, enquanto forem garantidas as condições adequadas de temperatura e segurança do sistema de conservação elas estarão aptas a serem utilizadas para transplante de medula óssea ou outros tratamentos de doenças. A equipe que preparou as células do sangue de cordão umbilical para o primeiro transplante realizado em 1988, na França, realiza periodicamente análises de célula-tronco congelada há mais de 20 anos, testando não somente a viabilidade, mas também a capacidade dessa célula se multiplicar e voltar a funcionar em um organismo vivo. Segundo esses estudos, as células-tronco preservadas com a tecnologia da CordCell mantém a capacidade regenerativa intacta, confirmando a viabilidade do método.

A legislação vigente estabelece duas modalidades de armazenamento do sangue de cordão umbilical: Para uso pelo próprio paciente e por terceiros. O uso próprio não apresenta restrições, porém, para o uso em terceiros há necessidade de verificação de compatibilidade e autorização da família.

Para irmãos (de mesmos pais) a compatibilidade chega a até 47%, e para os pais do bebê até 25%.

Ambas são células-tronco adultas utilizadas para diversos tratamentos. A diferença é que as células-tronco do cordão umbilical ainda não sofreram impactos externos como stress, medicamentos, alimentação não balanceada, etc. Portanto, podem ser consideradas mais eficazes nos tratamentos.

Não, de todas as doenças genéticas apenas 5% são hereditárias.

No Brasil, de todos os transplantes de células-tronco, cerca de 51% já são do sangue de cordão umbilical.

O banco público é autorizado pela ANVISA a disponibilizar as células para uso alogênico (para terceiros). Recebe doações e disponibiliza para as pessoas que não armazenaram as células-tronco do cordão umbilical a possibilidade de tratamento com células-tronco, desde que sejam compatíveis com o paciente.

O banco privado complementa este serviço, sendo autorizado a disponibilizar as células para o uso autólogo (para a mesma pessoa). O cliente paga por este serviço e tem à sua disposição, em caso de necessidade, as células sem a necessidade de teste de compatibilidade, pois as células são do próprio indivíduo.

Regida pela ANVISA, a ACTSP (Associação de Células-tronco de São Paulo) tem entre seus objetivos garantir a continuidade da estocagem das unidades de SCUP – Sangue do Cordão Umbilical e Placentário de qualquer associado da ACTSP que porventura encerrar suas atividades.

A expansão celular é o recurso utilizado para aumentar o volume de células para um determinado procedimento. A CordCell tem utilizado células-tronco obtidas através da expansão celular em pesquisas clínicas humanas realizadas por nossa equipe de pesquisadores.

RECEBA AS ÚLTIMAS NOVIDADES:  

© Copyright 2018 CORDCELL. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: mufasa