Transplante inédito no Norte e Nordeste de cordão umbilical

Por não ter células próprias, brasileiro recebe transplante de células-tronco do cordão umbilical de banco de Nova York

Um transplante inédito no Norte e Nordeste de cordão umbilical foi realizado no Natal Hospital Center, pela equipe do médico Henrique Fonseca. O NHC está credenciado desde 2004 ao Ministério da Saúde para a realização deste procedimento, já tendo realizado o 1º transplante de medula óssea.

A cirurgia foi viabilizada pelo SUS. O paciente é oriundo de Goiânia e o cordão umbilical foi trazido do banco de sangue de Nova York, pois no Brasil não foi encontrado nenhum doador compatível.

Fonte Liege Barbalho.com – 09/08/2011

Comentário:

Ressaltamos que o armazenamento das células-tronco do sangue de cordão umbilical nas famílias brasileiras se faz necessário em função da miscigenação da população, o que dificulta encontrar um doador compatível.

No caso acima relatado, houve um alto investimento financeiro para viabilizar a vinda das células-tronco do sangue de cordão umbilical ao país. Somente o procedimento será custeado pelo SUS. Por este motivo, que é fundamental as famílias terem a consciência sobre a importância do armazenamento das células-tronco do sangue de cordão umbilical. Só assim elas estarão seguras caso haja a necessidade da utilização.

Telma Ingrid Borges de Bellis Kühn
Mestre em imunologia
Docente do curso de pós-graduação em hematologia e hemoterapia do Senac
Diretora Técnica da CordCell

LEIA TAMBÉM

FOLHETIM Informativo 01-08

FOLHETIM Informativo    

LEIA TUDO >>

Parceiros

Pelo bem-estar e saúde da criança e da mamãe Clientes CordCell têm assegurada a coleta das células-tronco em maternidades de…

LEIA TUDO >>

Células-tronco ajudam pacientes que sofreram ataque cardíaco

As células-tronco adultas mostram cada vez mais o seu potencial terapêutico Um estudo realizado no Rush University Medical Center e…

LEIA TUDO >>

RECEBA AS ÚLTIMAS NOVIDADES:  

© Copyright 2020 CORDCELL. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: mufasa